Ter um sorriso bonito e em dia, muitas vezes, não exige grandes procedimentos. A realização da limpeza dos dentes já pode ser um início muito eficiente para que o paciente possa garantir sua saúde bucal bem como a estética dos dentes. Uma das principais vantagens de ir ao dentista para realizar a limpeza é que ela remove as placas bacterianas e tártaro dos dentes, evitando problemas como gengivite, cárie e o mau hálito.
A recomendação é que o paciente vá duas vezes ao ano ao dentista realizar a profilaxia necessária para a manutenção dos dentes. De acordo com o Dr. Flávio Ferraz, esse é o primeiro passo para ter uma boca saudável. “Quando realizamos a limpeza dos dentes, conseguimos eliminar manchas ocasionadas por ingestão de alimentos e bebidas, removemos o tártaro e conseguimos identificar cáries e infiltrações que podem levar a outros problemas bucais”, explica.
Existem três possibilidades quanto a limpeza dos dentes:
- a manual, também chamada de raspagem, que remove as placas com o uso de curetas;
- a feita com jatos de bicarbonato de sódio;
- e as que fazem uso de ultrassom.
Os três procedimentos são seguidos, normalmente, com a aplicação de uma pasta profilática para finalização. Neste momento, o dentista realiza um tipo de escovação que remove o restante das placas que ficaram na superfície do dente, assim como as manchas externas.
Ao polir a superfície dos dentes, eles ficam mais lisos e menos propícios a desmineralização. Assim o acúmulo de restos de alimentos e a formação de placas ficam mais difíceis de acontecer.