Muita gente não sabe, mas os tratamentos odontológicos mais radicais que transformam a cor e a forma do sorriso, na maioria das situações, utilizam-se de lâminas e facetas em porcelana para o recobrimento dos seis dentes anteriores superiores. Estudos em odontologia estética afirmam que 90% da percepção estética do sorriso encontra-se exatamente nesses seis dentes anteriores.
Na verdade, resultados excelentes podem ser obtidos com tratamentos que envolvem número ainda menor de dentes. Pacientes com desarmonia estética intensa podem se beneficiar de tratamentos que recobrem apenas os quatro dentes anteriores com facetas em porcelana ou até mesmo em um número bem menor de dentes.
Uma das dúvidas que existem em consultório é quanto aos desgastes que devem ser feitos para aplicação da faceta. Infelizmente, diminuições na superfície externa dos dentes envolvidos em tratamentos com facetas em porcelanas são irreversíveis. É por isso que as melhores indicações para o tratamento com facetas em porcelana são as reconstruções do sorriso em indivíduos com múltiplas restaurações em resina, alterações na cor de dentes muito intensas ou desgastes dentários severos causados pelo bruxismo.
Os tratamentos com facetas em porcelana são resolutivos, duráveis e capazes de transformações que vão muito além do sorriso. Uma vez aplicados aos dentes, demoram anos para serem substituídas.