Existem diversos procedimentos para melhorar a estética dos dentes e harmonizar o sorriso corrigindo falhas e imperfeições, entre eles podemos destacar as facetas de resina composta e facetas de resina convencionais. Mas, qual a diferença entre as duas técnicas e qual a melhor escolha? Confira a seguir!
Facetas de resina composta x facetas de resina convencionais
As facetas de resina composta são aplicadas na superfície dental e proporcionam resultados mais rápidos, além de serem mais econômicas e poderem ser aplicadas em apenas uma consulta, dependendo do resultado da avaliação odontológica. Pois em muitos casos pode haver necessidade de aplicar procedimentos, como remoção de restaurações antigas, limpeza dos dentes, entre outros. Com essa técnica não há necessidade de molde e a estrutura é feita no próprio dente do cliente com o auxílio de uma espátula para aplicar e espalhar o material.
Agora, as facetas convencionais como as de porcelana, por exemplo, apesar de proporcionar um resultado impecável, possuem um custo mais elevado sendo confeccionadas em um laboratório conforme o molde dos dentes naturais do cliente. Sendo assim, pode ser necessário mais de 3 consultas para concluir o procedimento.
Apesar de a porcelana ser um material com mais qualidade, nem sempre é o mais indicado para tratamento com facetas dentais. Pois a escolha do material dependerá de cada caso e a técnica correta para garantir o sucesso do procedimento. Além disso, com a técnica de facetas de porcelana é necessário realizar um pequeno desgaste no esmalte dos dentes, procedimento não aplicável com o uso da resina composta.
A escolha da técnica utilizada é sempre avaliada pelo profissional em conjunto com as necessidades e estruturas bocais do cliente. Por isso, é sempre importante conversar com o seu dentista e informar quais são as suas expectativas. Dessa forma, poderá obter ótimos resultados utilizando o procedimento mais adequado para você.
Quais as vantagens das facetas de resina composta e facetas convencionais
Existem algumas vantagens em relação aos dois tipos de materiais para facetas dentais. Confira abaixo quais são as principais:

Vantagens das facetas de resina composta
● Mais fácil de manipular;
● Existe possibilidade de reparo intra-oral;
● Possui maior resistência e baixa abrasividade;
● Menor custo em relação às facetas convencionais;
● Menor tempo de tratamento com possibilidade de realizar o procedimento em uma única consulta;
● Não danificam os dentes, pois a técnica é menos invasiva;
● Possui boa durabilidade se o cliente seguir os cuidados necessários.
Vantagens das facetas convencionais
● Não sofre alteração de cor;
● Não sai facilmente e pode ser reparada;
● Possui ótima durabilidade;
● Bem resistente.
As facetas de resina composta tem se popularizado entre os clientes devido a praticidade e a transformação rápida do sorriso que a técnica proporciona. A busca tem sido feita, principalmente, por clientes que desejam melhorar a estética dos dentes rapidamente e estejam buscando uma técnica mais econômica, mas que promova ótimos ganhos estéticos. E os resultados tem sido muito satisfatórios e elogiados trazendo satisfação e aumentando a autoestima por meio do sorriso.