A obtenção de dentes mais claros é uma solicitação estética comum dos pacientes, podendo ser executada isoladamente – quando o tratamento estético requer apenas modificação de cor – ou em associação com outros procedimentos restauradores ou reposicionamento dental.
Para obter o sorriso mais branco, o clareamento dental utiliza algumas técnicas e materiais, sendo realizadas ou supervisionadas por um profissional. Dentre as opções atuais temos o clareamento caseiro supervisionado, o clareamento realizado em consultório ou a associação de ambas as técnicas.

Os resultados de alguns estudos na área apontam que há uma superioridade de obtenção de cor e de longevidade do clareamento caseiro supervisionado ou da associação da técnica caseira com a de consultório. Porém é importante ressaltar que a realização do procedimento deve sempre levar em consideração o perfil do paciente. A técnica caseira, por exemplo, exige uma ativa e disciplinada participação do indivíduo.
Independente da escolha é importante que ele seja feito sob a supervisão do seu dentista, pois na grande maioria dos casos há possibilidade de sensibilidade nos dentes que podem gerar incômodo nas rotinas do dia a dia.
Cada um responde de maneira diferente a cada tipo de clareamento. Algumas pessoas respondem bem aos cremes dentais clareadores, enquanto outras, com dentes acinzentados ou outro tipo grave de descoloração, necessitam de facetas laminadas de porcelana (abordados ainda nessa sessão) para obter os sorrisos que sempre desejaram. Apenas seu dentista ou higienista podem determinar o que é melhor para você.