A sensibilidade dentária é a dor causada pela exposição dos tubos dentinários. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e acusam a dor.
Quando o calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, você sente dor. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal. Especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis à cárie e doenças gengivais.
O que pode levar a sensibilidade?
Existem diversas causas que podem levar a sensibilidade dentária, sendo algumas delas:
É importante sempre conversar com seu dentista para que ele identifique qual é o principal motivo para a sua sensibilidade. Outro fator importante é ter uma higiene bucal saudável, que impeça, por exemplo, que haja a retração da gengiva causando dor nos dentes. Se você escova os dentes de maneira incorreta ou até mesmo muito forte, é possível que acabe causando algum dano à sua gengiva acarretando na sensibilidade dentária.
Tratamento
A American Dental Association recomenda que você converse sobre a sensibilidade com seu dentista. Cáries, dentes fraturados, doença periodontal e raízes expostas podem causar sensibilidade. O clareamento dental também pode causar sensibilidade temporária.
Seu dentista pode revisar as técnicas de higiene bucal apropriadas com você, já que a escovação excessiva ou a má higiene bucal também podem provocar ou agravar a sensibilidade dental.
O uso regular de creme dental dessensibilizante pode ajudar a bloquear a transmissão da sensação da superfície do dente para o nervo. O creme dental dessensibilizante geralmente requer diversas aplicações antes que a sensibilidade seja reduzida. Se o creme dental dessensibilizante não melhorar seu desconforto, seu dentista poderá sugerir procedimentos feitos no consultório. Um flúor na forma de gel, que fortalece o esmalte dental e reduz a transmissão das sensações, pode ser aplicado nas áreas sensíveis dos dentes.
Se a sensibilidade for causada por recessão gengival, seu dentista pode usar agentes que se ligam à raiz do dente para “selar” o dente sensível. O selante geralmente é composto de um material plástico. Alguns dentes sensíveis que não respondem a outros tratamentos podem necessitar de tratamento de canal para a eliminação do problema.