As próteses dentárias são uma das soluções mais adequadas para quem precisa substituir dentes perdidos por algum motivo. Porém é importante ficar alerta quanto aos cuidados que você precisa ter após optar por elas, já que diferente dos dentes naturais, as próteses dentárias são artificiais e muitas vezes não “sinalizam” que algo está errado.
Após escolher qual prótese dentária é ideal para você, seu dentista fará todos os procedimentos necessários para a aplicação da prótese de forma a facilitar seu uso no dia a dia. Em um primeiro momento, elas podem causar um certo estranhamento e é possível sentir sensações desconfortáveis por algumas semanas ou até alguns meses. Como em alguns casos, elas podem ajudar a melhor a fonética do paciente, pode ser que falar e mastigar também levem um tempo a mais de adaptação.
Depois do período de adaptação, os desconfortos desaparecem e é possível ter uma rotina normal. Os especialistas ressaltam, porém, que é importante que o paciente fique atento ao comportamento das próteses dentárias, indo ao dentista anualmente para uma reavaliação. É comum que com o passar do tempo, elas precisem ser reajustadas, refeitas ou reembasadas devido ao desgaste natural.
Assim como você envelhece, a sua boca também sofre alterações com o tempo. Se suas próteses não forem revisadas adequadamente pelo seu dentista, é bem provável que elas afrouxem e dificultem a mastigação causando irritação na gengiva. Em casos mais graves, podem até causar inflamações. Por isso, é importante seguir algumas orientações para cuidar bem das suas próteses:
- Ao manusear suas próteses, coloque-as sobre uma toalha dobrada ou em um recipiente com água. As próteses dentárias são delicadas e podem quebrar se caírem.
- Não deixe sua prótese secar. Mergulhe-as em água quando não estiverem em uso e nunca utiliza água quente, para evitar deformações.
- Escove as próteses diariamente para remover restos de alimentos e placa bacteriana, assim você evita que elas manchem.
- Escove sua gengiva, língua e palato com escova de cerdas macias antes de inserir as próteses. Isso estimula a circulação e ajuda na remoção da placa.
- Vá ao dentista se suas próteses quebrarem, trincarem ou se fincarem soltas na boca. Não tente consertá-las sozinho.
Com esses cuidados, suas próteses duram mais tempo e evitam que outros problemas bucais possam aparecer com o tempo. É sempre importante marcar uma consulta para reavaliação e limpeza dos dentes e próteses para manter a saúde bucal em dia.