Quando pensamos em fazer uma reforma simples em nossa casa, uma das preocupações é com a qualidade do serviço prestado. É mais do que comum fazermos um verdadeiro interrogatório ao mestre de obras, pessoas que foram antigos clientes e, até, visitarmos a reforma de um conhecido para verificar a o resultado. Com os dentes é a mesma coisa. Dificilmente sentamos na cadeira de um dentista que não seja de confiança e é muito bom que se pense assim.
O dentista de confiança jamais utilizará materiais que não sejam de primeira qualidade, jamais fará promessas que não podem ser cumpridas e, talvez o mais importante, será sincero com o paciente e não vai descansar enquanto não encontrar a melhor solução para tratamentos bucais específicos. É isso que se espera de um bom dentista, pois ele sabe que ao exercer a profissão está mexendo com a expectativa de felicidade das pessoas.
A saúde estética como um todo, incluindo a odontologia, faz parte do dia a dia e com ela vem a confiança, a autoestima e a coragem para encarar os desafios. A dentística restauradora ajuda nessas conquistas, mas para o resultado aparecer é muito importante que uma avaliação criteriosa seja feita de antemão. “Há inúmeros tipos de materiais de qualidade no mercado para o paciente obeter um sorriso bonito, como resinas e porcelanas, mas cada caso é um caso. Nem sempre a porcelana que trouxe bons resultados para um paciente será a melhor solução para outro. O mais importante ao procurar um tratamento estético é avaliar com cuidado o que realmente precisa ser feito. Além de tudo, isso vai evitar os exageros”, explica o dentista Flávio Ferraz, especialista em Odontologia Estética.
Trabalhos multidisciplinares, que envolvam planejamento, visitas periódicas ao dentista, cuidados com a higiene por parte do paciente, mudança de hábitos, reconstruções da dentição e tratamento periodontal costumam trazer o resultado de maneira mais satisfatória, ou seja, a chance de conquistar um sorriso mais bonito junto com a saúde bucal é muito maior. Portanto, tenha sempre a certeza de estar sentado na cadeira de um profissional de sua confiança, que tenha boas referências, experiência dentro da profissão e conhecimento aprofundado das técnicas e suas evoluções ao longo dos anos. Essa é a melhor dica!