Por entre as gengivas passa grande parte de toda a ramificação nervosa e circulatória da boca. Os dentes estão enraizados no local, portanto, além de toda a sua característica funcional ela é parte impactante do sorriso. Em relação à estética, é uma boca saudável e o seu bom funcionamento (mastigação, fala, etc.) que trará resultados satisfatórios para o paciente. A odontologia mantém a atenção para com a beleza, mas a preocupação com a saúde vem em primeiro lugar. Levando isso em conta, cuidados preventivos devem ser tomados, entre eles a limpeza periódica, remoção de placa bacteriana ou tártaro e visita regular ao dentista.
Já se sabe que gengivas mal cuidadas têm grande chance de adoecer. Não adianta revitalizar os dentes, restaurá-los ou substituí-los por coroas ou pontes se há sinais de alteração. Antes de qualquer tratamento estético, ou mesmo depois, é importante que o paciente tenha essa consciência e esteja atento para qualquer sintoma, como, por exemplo, o sangramento. Normalmente, ele é primeiro a aparecer durante o uso do fio dental.
Doença periodontal
A doença gengival é também chamada de periodontal. No início, as gengivas apresentam sangramento, têm aparência avermelhada e sinais de inflamação. Não entraremos em detalhes, mas quando a doença existe é possível que ocorra retração da gengiva, destruição do osso subjacente, afrouxamento dos dentes e até a perda deles. Pesquisas apontam que há relação, inclusive, com doenças cardíacas, pulmonares e diabetes.
Preocupe-se, mas nem tanto
A melhor forma de prevenir a doença gengival é manter a limpeza diária da boca e dos dentes com a escovação, uso do fio dental, enxágue e massagem gengival. Caso a doença se manifeste, o melhor a fazer é buscar o tratamento o quanto antes, pois em casos avançados a cura é um pouco mais difícil e pode exigir procedimentos mais complicados.
Se os hábitos do paciente já forem saudáveis e a limpeza bucal parte da sua rotina, dificilmente haverá problema no desenvolvimento de qualquer tratamento estético. Converse e tire todas as dúvidas com o dentista. Com uma boca saudável o sorriso fica bem mais bonito, sem dúvida.