A definição de etiqueta remete a um conjunto de regras ou costumes que permitem a boa convivência em sociedade. Pode ser aplicada em diversos ambientes, desde o convívio familiar até o social, passando por pequenos encontros como jantares, festas ou eventos. A prática da etiqueta deve estar presente também nos consultórios odontológicos e é simples de ser seguida. Algumas pequenas demonstrações de educação e bom-senso fazem uma enorme diferença e ajudam a construir a credibilidade do dentista. Respeito aos horários, higiene, interesse em explicar o tratamento ao paciente, cumprir o prometido e não prometer o que não pode cumprir são alguns dos exemplos de comportamento que devem partir do profissional.
Estamos falando de convivência em harmonia. Por mais que a odontologia requeira conhecimento técnico e especializado, os tratamentos são realizados em pessoas que entregam a sua confiança nas mãos do dentista. Mais do que a técnica, elas precisam ser bem tratadas desde o momento em que entram em contato para marcar uma consulta. “É preciso dar atenção durante a conversa ao telefone, quando elas vêm até o consultório, quando aguardam na sala de espera e quando sentam-se na cadeira. É o mínimo que podemos fazer”, comenta o dentista Flávio Ferraz.
Uma pesquisa da Universidade de Harvard, de 2004, destacada na obra Etiqueta Empresarial, escrita pela especialista em etiqueta social e marketing pessoal Maria Aparecida Araújo, já revelava a importância de elementos como humanismo e educação nos ambientes. Os números apontam que apenas 15% do sucesso em atividades profissionais dependem da dedicação, técnica e inteligência no trabalho, sendo que 85% ocorrem devido ao bom relacionamento com pessoas.
“Se o profissional levar isso em consideração, dificilmente vai fracassar”, concorda Flávio. “É bom dizer também que quando se transmite gentiliza e interesse em tratar bem as pessoas, a chance de receber isso de volta aumenta. Ao cumprir horários, estudar o melhor tratamento para o paciente, dar a devida atenção a ele, é bem certo que essa pessoa fará de tudo para também agir assim”, finaliza o dentista.