Diversos fatores provocam a alteração da cor dos dentes, entre os principais estão a exposição a alimentos ou bebidas corantes como café, chocolate, chá preto, vinho tinto, entre outros. O fumo também é um fator determinante, assim como a má formação dentária ou lesões.
Para ter os dentes brancos, muitas pessoas recorrem a tratamentos de clareamento dental. O resultado costuma ser satisfatório, contudo, após realizar o procedimento, que devolve a beleza do sorriso e eleva a autoestima do paciente, algumas pessoas reclamam de maior sensibilidade nos dentes.
A sensibilidade nos dentes acontece porque durante o tratamento de clareamento dental, são usados processos químicos. O produto comumente usado pelos dentistas é um gel contendo peróxido de hidrogênio.
Essa substância causa a oxidação dos pigmentos que escurecem os dentes, deste modo, ficam com aspecto mais branco, por vezes retomando a coloração original. A reação química gera a desmineralização superficial do esmalte do dente, ocasionando o aumento da sensibilidade.
Esse processo começa antes mesmo do clareamento dental. Alguns dias antes de começar o tratamento, já comece a usar uma pasta de dente com um creme dental rico em flúor e cálcio.
Após o tratamento, procure um creme dental que seja a base de fosfato de cálcio ou enxaguantes bucais que tenham fluoreto. Além de bloquear os sinais de dor, eles ajudam a remineralizar os dentes. Evite comer algo durante 30 minutos após o uso desses produtos para prolongar o efeito.
Além de remineralizar os dentes, para que recuperem a proteção natural e permaneçam brancos, é importante o uso de cremes dentais que sejam dessensibilizantes. Escolha os que possuem nitrato de potássio e flúor, substâncias que penetram nos dentes e ajudam a protegê-los contra a sensibilidade.
Use também uma escova de dente com cerdas bem macias. Antes de dormir, você pode colocar um pouco do creme dental dessensibilizante em um cotonete e aplicar uma fina camada nos dentes para diminuir um possível desconforto.
Mascar chicletes sem açúcar também ajuda. Um estudo do British Dental Journal aponta que esse hábito pode trazer benefícios terapêuticos. Além de criar mais saliva, aumentando a proteção contra a sensibilidade, ajuda a distrair a mente do paciente enquanto mastiga.
Mas lembre-se, cada sorriso é único! Por isso, antes de fazer o clareamento dental ou adotar técnicas para diminuir a sensibilidade dos dentes, procure um especialista.
Ficou com alguma dúvida? Siga nossa página no Facebook para acompanhar essas e outras informações sobre como melhorar o seu sorriso.