O bruxismo ou briquismo é o ato de ranger os dentes de maneira involuntária, seja durante o sono ou mesmo durante o dia. Normalmente, ocorre com pessoas de todas as idades por conta do estresse, inevitavelmente descarregado sobre a mandíbula. Quem tem bruxismo sabe que o desgaste dos dentes é algo característico, aliás, é ao detectar algum desgaste durante a consulta que o dentista passa a investigar se o paciente tem bruxismo. Bem, sem querer estender o assunto, além de tratamentos de relaxamento ou acompanhamento psicológico é possível controlar o desgaste dos dentes por meio de correções mecânicas preventivas feitas na mordida, no posicionamento e na estética dos dentes.
Citando um exemplo, quando o paciente possui algum tipo de desvio na mordida, ou seja, quando a arcada dentária superior não se encaixa adequadamente na inferior, ao ranger os dentes algum ponto pode ser tocado de maneira mais intensa, causando muito mais desgaste. A primeira solução seria avaliar a necessidade de uso de aparelho dental para ajustar o posicionamento das arcadas, proteger os dentes e aproveitar o ensejo para aprimorar a estética do sorriso. Na sequencia, o uso de uma placa protetora de silicone ou polímero. Outra forma seria o diagnóstico antecipado do bruxismo (daí a importância de visitar regularmente o dentista) junto com a realização de reparos nos dentes desgastados e uso da placa.
Sintomas
Além do desgaste dos dentes, os principais sintomas do bruxismo são dores de cabeça, dores na musculatura mandibular e distúrbios da articulação que podem chegar ao seu travamento.
Visite o dentista regularmente!