A escovação e limpeza dos dentes é fundamental para a saúde da sua boca. Essa frase soa bastante óbvia, no entanto, quase a metade dos brasileiros ainda não entendeu a importância desse ato tão simples. Segundo censo de 2015, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47% das pessoas responderam que não costumavam fazer o uso da escova de dente, da pasta de dente e do fio dental.
E mesmo entre os adultos que fazem a escovação diária, uma pequena parcela executa do modo correto e levando o tempo necessário para que a higiene bucal seja adequada. Por isso, separamos algumas dicas importantes que podem fazer muita diferença:
É fundamental que a escovação dure pelo menos dois minutos. Deve ser feita com movimentos suaves, limpando os dentes desde a gengiva até a ponta. Atenção especial deve ser dada ao entorno dos dentes com restaurações e coroas.
Primeiro deve se escovar a superfícies que encostam nas bochechas, em cima, para depois embaixo. Em seguida, faça o mesmo processo de limpeza, com movimentos leves, na parte de dentro dos dentes. Na sequência, é a hora de limpar a superfícies onde acontece a mastigação.
Não se deve esquecer da língua, que precisa ser raspada com suavidade para evitar o acúmulo de bactérias. Também faça o uso do fio dental para limpar o espaço entre os dentes. Evite usar o mesmo ponto do fio em dois espaços diferentes e faça a limpeza com calma, para não ferir a gengiva.
O uso do enxaguante bucal também ajuda a evitar o acúmulo de impurezas e a prevenção contra doenças. Depois de fazer o gargarejo, não enxague a boca novamente para não diminuir o efeito.
O principal ponto a ser observado é a textura das cerdas. É importante procurar escova com cerdas macias para evitar o desgaste dos dentes e eventuais machucados na gengiva. Se a cabeça for menor, irá facilitar a escovação de extremidades mais difíceis. A troca da escova deve acontecer de três em três meses. Uma dica importante também é trocar a escova após uma gripe ou resfriado para evitar nova infecção. O dentista poderá orientar bem essa escolha.
Esta é outra escolha que pode ser melhor orientada pelo dentista. Mas alguns pontos podem ser observados de antemão, como por exemplo as opções que possuem flúor que ajuda a controlar o tártaro, a gengivite e a manter os dentes brancos. Não precisa aplicar muito, o suficiente para cobri um pouco a superfície das cerdas.
Ficou com alguma dúvida? Siga nossa página no Facebook para acompanhar essas e outras informações sobre como cuidar melhor da sua saúde bucal.