Para se ter uma higiene bucal de qualidade, além de escovar bem os dentes e passar o fio dental, é imprescindível fazer uma limpeza adequada da língua. Por ter uma superfície rugosa ela acaba retendo restos de alimento que atraem bactérias e causam problemas desagradáveis, o mais comum deles é a halitose. Além de cuidar da saúde da sua boca, fazer a escovação ou a raspagem da língua evita o constrangimento de ficar com mau hálito.
Quando nos alimentamos e não nos preocupamos em fazer a limpeza correta deste órgão, a ação contínua da saliva associada a fala cria uma camada composta por células descamadas da boca, bactérias e muco que aderem à superfície da língua. A saburra, como é conhecida, originada da má higienização da boca, é a principal causa do mau hálito.
Fazer a limpeza apropriada também evita o surgimento de problemas infecciosos. A remoção diária da saburra é fundamental para se ter um hálito agradável e uma boca sadia. Aquela sensação de gosto saudável só fica completa com uma boa escovação da língua.

Métodos eficazes de escovar a língua
A recomendação dos especialistas é que a higienização seja feita duas vezes ao dia. Algumas pessoas usam a próprias cerdas da escova, empregando a pasta de dente para ter um resultado melhor, enquanto outras usam os raspadores de língua e água, o que pode ser bastante eficaz também.
Uma das reclamações mais comuns é com relação à náusea provocada pela escovação da parte posterior. O recomendado é escolher uma escova ou raspador de língua com menos volume na ponta, para que a limpeza possa ocorrer sem aquela eventual enjoo. Outro detalhe interessante é o uso de enxaguantes bucais ao final da escovação ou raspagem.
Como saber se minha língua está saudável?
Mas não é apenas pelo gosto ou pelo odor da boca que se pode identificar se sua língua está saudável. A identificação visual também ajuda neste ponto. Quando mais rosada estiver, melhor. Na medicina tradicional chinesa, por exemplo, os médicos utilizam a língua como uma rica fonte de informação sobre a saúde do paciente e conseguem até fazer diagnósticos visuais, com base na cor e na textura.
Uma língua saudável precisa ter a superfície lisa e homogênea, mas caso exista uma leve camada esbranquiçada, não se assuste, pois é bastante comum. No entanto, se a camada for mais espessa, é a hora de começar a se preocupar.
Quando devo procurar um especialista?
Geralmente a escovação diária evita este tipo de problema, mesmo assim, algumas pessoas poderão continuar a apresentar uma formação volumosa de saburra. Nestes casos, é importante buscar o auxílio de um profissional que poderá orientá-lo melhor.
Lembre-se: a língua participa de todo o processo de mastigação e assim como os dentes, precisa de uma higienização adequada.
Ficou com mais dúvidas? Então siga nossa página no Facebook para acompanhar essas e outras informações sobre higienização bucal.