Se você já fez um implante dentário, não considere por acabadas as preocupações. Mesmo não tendo uma raiz ou não precisando mais de tratamento de canal, algumas atitudes são importantes para uma boa manutenção do implante e saúde bucal.
Cuidados extras na hora da higienização, mastigação e as visitas regulares ao consultório, são alguns dos pontos necessários para preservar a saúde dos tecidos ósseos e gengivais que suportam os implantes. Dividimos os cuidados em duas situações: os diários e os no consultório.
A higienização do paciente com implantes dentários não é uma tarefa muito diferente da realizada por pessoas com todos os dentes naturais, ou seja, escovação após as refeições, o uso de fios dentais e antissépticos bucais para evitar a formação de placa bacteriana, cáries, gengivites e outras.
Cuidados durante as refeições, como não mastigar alimentos muito duros e ficar atento a qualquer inchaço e mudança de cor no local ou nas proximidades do implante. Sangramentos, dores e mobilidade do implante são sinais de que algo pode estar errado com a limpeza e manutenção. Nesses casos, não deixe de procurar imediatamente o seu dentista.
Visitas regulares no primeiro ano após o implante é recomendável para o acompanhamento da cicatrização. Porém, o intervalo entre as visitas será decidido pelo cirurgião dentista.
Depois de cicatrizado, o acompanhamento serve para monitorar a saúde e preservação dos tecidos ao redor do implante. A partir desse ponto, pode voltar ao intervalo pré-implante que, normalmente, é de uma visita por semestre. Limpezas profissionais são indicadas também.
Algumas coisas que devem ser evitados depois do implante:
• Mastigar objetos e alimentos duros
• Fumar
• Ranger os dentes (com tratamento é possível eliminar o problema).
Para maiores informações sobre como ter uma boa manutenção do seu implante e da sua prótese, ligue 41 3077-1001 ou whats 41 99245-1504 e agende uma visita.