Cuidar da saúde bucal é muito mais do que simplesmente contar o número de dentes presentes na boca. Atualmente, a avaliação da saúde como um todo, ou seja, o check up geral do paciente inclui o controle odontológico realizado pelo dentista. Isso quer dizer que a atenção para com a boca e o seu bem-estar deve pertencer à rotina de exames e acompanhamentos que uma pessoa faz durante o ano, como, por exemplo, eletrocardiogramas, o controle do colesterol e da hipertensão. Portanto, visitas regulares ao dentista devem estar incluídas na lista.
Além da preocupação com o controle da cárie, das restaurações e obturações para garantir a função da mordida e funcionamento correto da mandíbula, o aspecto estético é muito importante. O dentista também é responsável pelo bem-estar e qualidade de vida do paciente em sua vida em sociedade, pois uma pessoa que tem os dentes fora de posição, tortos ou cruzados ou sinta as dores de ATM (Disfunção da Articulação Temporomandibular) tem muito mais estresse e não tem a mesma tranquilidade e firmeza para sorrir do que alguém com uma boca mais perfeita, deixando de viver bem por conta disso.
Cabe ao paciente ter a consciência de que o trabalho do dentista é importante para a sociedade. E cabe ao dentista contribuir para a medicina preventiva, cuidando dos dentes, da oclusão, da harmonia da face que pode conter as duas coisas: ser funcional e bela.
Até a próxima!