Hipersensibilidade dentinária é o nome correto para a sensibilidade nos dentes. Ela ocorre quando há exposição gradual da dentina, que é parte mais interna do dente. Na dentina, encontram-se pequenos canais (túbulos dentinários) que contém terminações nervosas e fluidos.
Quando o dente está sobre ação de calor ou frio e estes túbulos estão expostos, ocorre a movimentação rápida do fluido contido neles. Esta movimentação faz com que as terminações nervosas reajam gerando a sensação de dor. Dor aguda (“dor fina”, “pontada”) e de curta duração (que logo “passa”) percebida após a ingestão de alimentos frios ou quentes. Por vezes sentida até com a passagem de ar pela boca quando falamos.
1) Escovação excessiva: Ocorre desgaste do esmalte do dente quando o indivíduo faz uso de uma escovação agressiva, com muita força. Usar escovas com cerdas duras também pode ajudar na sensibilidade dos dentes. Além de prejudicar o dente, isso também pode levar a retração gengival, o que expõe ainda mais a dentina.
2) Doença da gengiva (gengivite): quando há a inflamação na gengiva (gengivite), ela fica inchada, sangrante e dolorida. Muitas vezes a gengiva “descola” do dente, expondo partes que não tem esmalte e que antes estavam cobertas pela gengiva sadia.
3) Ranger dos dentes: pacientes com bruxismo (que rangem os dentes) geram um desgaste anormal do esmalte dentário, podendo assim apresentar dentes sensíveis;
4) Retração gengival: retração gengival expõe regiões do dente que não possuem a proteção do esmalte, deixando a dentina mais exposta e causando a sensibilidade nos dentes;
5) Clareamento dental: durante o clareamento, os pacientes podem apresentar sensibilidade dental. Ela pode ser causada diretamente pelo clareador e seus derivados, ou indiretamente pela pressão que o gel aprisionado na moldeira de clareamento pode provocar no fluido dentinário ;
Obs.: Deve-se ficar atento se já existe a hipersensibilidade dentária antes de realizar o clareamento dental. Se for esse o caso, a sensibilidade deve ser tratada para depois realizar o branqueamento do dente. Assim evitamos maiores desconfortos durante o tratamento.
6) Cremes dentais abrasivos (como os que prometem clarear os dentes): existem cremes dentais com vários graus de abrasividade que “ajudam” no clareamento dos dentes. O material abrasivo, muito comum em pastas clareadoras, é o agente responsável pela microabrasão no esmalte gerando polimento dental. Ele limpa o dente pois desgasta o esmalte e assim consegue remover pigmentações aderidas, deixando os dentes mais claros.
Com o passar do tempo e com o uso freqüente, ele acaba promovendo um desgaste excessivo do esmalte, deixando-o mais fino e assim, a dentina fica menos protegida, gerando sensibilidade nos dentes.
7) Uso de piercing na boca e hábitos parafuncionais: opiercing em contato com o dente, pode com o tempo provocar o desgaste ou a quebra do esmalte por ficar “raspando” nele com freqüência , uma vez que muitos usuários do adereço ficam mordendo o objeto voluntariamente ou involuntariamente, quando mastigam ou falam.
Morder objetos como canetas, lápis, alfinetes ou ainda passar qualquer objeto duro nos dentes para remover resíduos de alimentos, com o tempo também podem provocar o desgaste dos dentes e assim gerar sensibilidade;
8) Restaurações quebradas, infiltradas ou mal adaptadas: quando as restaurações (obturações) quebram, se soltam ou estão em áreas com lesão cariosa nova, o dente afetado pode apresentar sensibilidade, pois tem a dentina mais exposta.
Nesses caso, para solucionar isso, é apenas restaurar o dente. O paciente deve procurar ajuda especializada para colocar estas restaurações no lugar e assim a sensibilidade cessará.
9) Biocorrosão ácida (A erosão ácida ocorre quando o esmalte sofre desgaste por meio de ácidos): podem ter duas origens:
* Intrínseca – ácido gástrico ou regurgitação decorrente de problemas médicos ou psicológicos como refluxo ácido, anorexia, bulimia.
*Extrínseca – ácidos relacionados com a alimentação como consumo de açúcar, refrigerantes dietéticos, sucos de fruta, bebidas carbonatadas que contribuem para tornar a boca muito ácida.
Esse tipo de desgaste é extremamente ruim para o paciente, pois usamos alimentos ácidos diariamente e o seu uso continuo causa amplo desgaste no dente.
Caso você sofra com sensibilidade nos dentes, não deixe de procurar um profissional para avaliar o motivo da dor. Agende uma avaliação 📞(41) 3077-1001
Fonte: mdfrossard
Imagens: internet/reprodução.