Ter um sorriso bonito não precisa ser um desafio, e se você tem percebido que seus dentes estão ficando amarelados com o tempo, o clareamento dental pode ser o tratamento que faltava para a recuperação do branco dos seus dentes.
Esta é uma técnica que pode ser realizada de três formas distintas: em consultório com o seu dentista, em casa com o uso de uma moldeira ou na combinação das duas técnicas anteriores. O clareamento é um tratamento odontológico pouco invasivo e que contribui muito para dar aquela levantada na autoestima.
Quem tem dentes manchados ou amarelados sabem o quanto é incômodo sorrir ou até mesmo conversar com as pessoas. Ter um sorriso branquinho costuma ser o maior desejo de quem passa por isso, mas a boa notícia é que o sorriso perfeito já tem solução.
O clareamento dental é um tratamento da odontologia estética que utiliza produtos à base de peróxido de hidrogênio, que ao entrarem em contato com o dente quebram as moléculas pigmentadas deixando-as menores. Esse processo resulta em dentes mais brancos, por isso que quando em contato com agentes clareadores é possível recuperar a cor original do dente.
Como já comentamos, é possível realizar este procedimento através de três técnicas, que podem ou não serem combinadas entre si.
1. Clareamento em consultório
Após a avaliação do seu dentista, pode ser necessário realizar o clareamento interno ou externo dos dentes. Normalmente, o clareamento interno é realizado quando o motivo das manchas está relacionado a algum tratamento de canal ou outros problemas que ocasionam manchas dentro dos dentes.
A aplicação externa é a mais conhecida e consiste na aplicação do produto na superfície dos dentes, com a devida limpeza e proteção da gengiva, visto que o peróxido de hidrogênio é muito forte e pode acabar queimando a região sem a devida proteção.
2. Clareamento Caseiro
É importante salientar, antes de mais nada, que esta opção deve ser orientada por um profissional e é importante não tentar clarear os dentes com receitas encontradas na internet. Normalmente o uso de bicarbonato de sódio ou água oxigenada não é nada eficiente e ainda pode acabar danificando seriamente os dentes e a gengiva.
Para realizar o tratamento caseiro, busque produtos indicados e aprovados por especialistas. O mais comum é o uso de uma moldeira e gel clareador. A moldeira é feita sob medida para o formato da arcada dentária do paciente e serve para colocar o gel clareador, que deve ficar em contato com os dentes de 30 minutos a 1 hora. O tratamento costuma durar três semanas.
3. Combinação entre os dois tratamentos
Outra possibilidade é fazer a combinação entre o clareamento caseiro e o que é realizado em consultório. Normalmente esta opção é indicada para os casos de pacientes que procuram mais rapidez no processo ou quando o clareamento não está acontecendo como previsto. Porém ele tem excelentes resultados para quem está em busca de um sorriso mais branco.
A clínica odontológica Flávio Ferraz é especializada em odontologia estética e realiza o tratamento de clareamento dental com produtos de altíssima qualidade. Entre em contato com nossa equipe e agende sua avaliação.