Os dentes são como um cartão de visita, o que explica porque tantas pessoas buscam deixá-los mais brancos, recorrendo ao clareamento dental. Nas propagandas na TV é normal modelos sempre com o sorriso perfeito e a recomendação de um creme dental que ajuda a obter esse resultado.
Apesar disso, o amarelamento dos dentes é um processo natural. Conforme os anos passam, devido aos pigmentos externos, é normal que percam a coloração branca. Assim, mesmo quem não tem hábitos nocivos como o cigarro (que contribui para o escurecimento do sorriso) pode lidar com dentes amarelados. Entenda agora o que é o clareamento dental e como é feito o procedimento que ajuda o sorriso a voltar a ser branco e brilhante.
O clareamento dental é uma microlimpeza feita com o objetivo de eliminar pigmentos que se acumulam nos dentes e os deixam manchados e amarelados. A maior parte destes provém de resíduos de alimentos, que penetra a camada porosa dos dentes e chegam até a dentina.
O procedimento de odontologia estética, visa clarear o sorriso e melhorar não apenas a saúde bucal, mas também a autoestima.
Após passar por uma avaliação, se concordar em fazer o clareamento, uma camada de gel clareador é aplicada nos dentes. Essa camada quebra as moléculas dos pigmentos acumulados na dentina e consequentemente deixa o sorriso mais branco.
Existem algumas contraindicações para o tratamento, que é feito muito mais por interesse do paciente em melhorar o sorriso do que propriamente uma necessidade.
Todos podem fazer o clareamento, com exceção dos menores de 15 anos, gestantes, pessoas que estejam com cáries, quem tem alergia aos componentes do gel clareador e pacientes com problemas na gengiva e restaurações defeituosas.
Existem alguns tipos de clareamento dental que são mais utilizados, como:
O tratamento caseiro é um dos mais comuns, feito com um gel clareador que pode ser aplicado em casa. Em uma moldeira de silicone, é colocado um gel feito com peróxido de hidrogênio, perborato de sódio ou peróxido de carbamida.
Deve ser usado durante a noite, sendo indicado pelo dentista o tempo máximo de permanência em contato com a substância. Tem maior duração até obter o resultado desejado e depende muito do paciente.
Feito no consultório do dentista, com maiores concentrações dos produtos no gel clareador. A gengiva fica protegida durante o procedimento e é necessário que o produto fique em contato com os dentes por pelo menos uma hora.
Os resultados são observados mais rapidamente em relação ao tratamento caseiro, em quatro sessões em média.
Também realizado unicamente no consultório odontológico, além do gel clareador, o laser é parte do tratamento. O objetivo é potencializar os resultados, pois a luz aumenta a permeabilidade do gel e oferece um clareamento com dentes ainda mais brancos.
Dura menos tempo, sendo possível notar resultados após duas ou três sessões, sendo indicado para quem busca clarear os dentes mais rapidamente.
Muito parecida com a técnica de gel + laser, com a diferença de que a luz ultravioleta é usada como potencializadora da ação do gel clareador. Leva em torno de 20 minutos e diminui a sensibilidade dos dentes após o procedimento.
Assim como no clareamento dental com laser, os dentes já ficam mais brancos após duas ou três sessões, também sendo interessante para quem busca resultado mais rápido.