Um implante dentário é realizado quando o paciente perdeu um ou mais dentes, ou quando o paciente não possui raiz do dente por algum motivo. Nesses casos, uma prótese de resina ou porcelana é fixada ao implante para devolver a estética, a fonética, ou, até mesmo, alguma função.
O brasil consome cerca de 800 mil implantes dentários por ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo). O fato do número tão grande de brasileiros que optam pelo implante, é por ser mais seguro e por causa das técnicas estarem se aprimorando e por conta disso o custo ficar cada vez mais barato.
Segurança
Os implantes dentários são integrados ao osso e, por isso, oferecem um suporte estável para as próteses, não permitindo que essas escorreguem nem mudem de posição na boca, facilitando as funções naturais como comer e falar.
Além disso, o material utilizado na realização do implante é o titânio, muito compatível com a biologia do corpo humano. Por isso o risco de incompatibilidade ou rejeição é mínimo, diferentemente de próteses removíveis e dentaduras.
Higiene
Com os implantes a higiene bucal não sofre muitas alterações. Por não deixar nenhuma parte exposta, a escovação com fio dental e enxagues regulares bastam para prevenir inflamações e outras complicações.
Alguma atenção na hora de comer alimentos muito duros e não mastigar diretamente na região do implante, e visitar o dentista com uma certa frequência podem ajudar na manutenção.
Condições
Para se realizar um implante é necessário que o desenvolvimento ósseo tenha terminado, assim a base para a fixação será firme. A saúde bucal do paciente deve ser boa, o osso do maxilar deve aguentar o parafuso de titânio, e a gengiva saudável para conseguir cicatrizar.
Não há restrição de idade para substituir a dentadura por um implante. Não é necessário o desgaste de outros dentes para a colocação da prótese.
Para maiores informações, ligue (41) 3077-1001 WhatsApp (41) 99245-1504