São muitas as dúvidas com relação a alguns tratamentos dentários relacionados com a saúde bucal e a estética. Entre elas está a diferença do implante em relação à faceta de porcelana. Vamos tentar explicar brevemente os prós e contras dos dois tratamentos e esclaarecer aos pacientes quais opções eles têm na hora de optar por um ou por outro.
Os implantes são uma espécie de pino artificial confeccionado em duro material (titânio) para ser inseridos no osso do maxilar ou na mandíbula, ou seja, na parte de cima ou na parte de baixo da boca. Esses pinos contêm roscas que vão suportar os parafusos dos dentes artificiais. São chamados de implantes porque vão simular as raizes naturais e sua colocação depende de procedimento cirúrgico. “Optamos pela colocação de implantes em pacientes que tenham a falta de um ou mais dentes e possuam uma estrutura óssea que sustente a permanência deles”, explica o dentista Flávio Ferraz. “Há casos em que é a prótese que se aprensenta como a melhor solução, mas antes de qualquer decisão é preciso uma avaliação detalhada da dentição e ter em mãos o histórico de cuidados do paciente”, diz o dentista. Portanto, o implante não é o dente que está aparecendo durante o sorriso, e sim, os pinos fixados nos ossos que passam por um processo de cicatrização e, aí sim, fixam bem. Só depois os dentes artificiais, normalmente de porcelana, são inseridos na boca.
As Facetas de porcelana são lâminas personalizadas para serem colocadas na parte frontal dos dentes. Os pacientes sofrem um processo de raspagem no dente danificado e, depois, as facetas são coladas. “Nesse processo são os dentes naturais do paciente que sofrem intervenção”, revela Flávio Ferraz. “O processo ocorre de forma que é feito um molde do da área que precisa de cobertura e a faceta só é aplicada depois de pronta, sendo fixada com uma cobertura de porcelana”, finaliza Flávio. O processo é feito para corrigir problemas estéticos que podem ser descoloração, manchas e fechamento de espaços sem o usar aparelho dentário.
Esperamos ter esclarecido as dúvidas. Visite seu dentista periodicamente!