Seus dentes podem trabalhar contra ou a favor da sua imagem pessoal e, como bem sabemos, técnicas e procedimentos odontológicos é que não faltam para dar aquela valorizada no que de mais temos de importante: um sorriso bonito. As facetas de porcelana são uma dessas opções e pode contribuir de forma muito assertiva na correção de imperfeições nos dentes.
De forma geral, as facetas cimentadas aos dentes são feitas com um composto de resina ou porcelana que cobre a superfície dos dentes manchados, dando uma aparência homogênea em casos de pacientes que possuem algum dente quebrado ou que possui um formato irregular.

Atualmente existem duas técnicas para a aplicação dessas facetas de porcelana, sendo elas:
FACETAS DE RESINA COMPOSTAS
Num primeiro momento, a parte frontal do dente é ligeiramente desgastada para evitar que o “novo” dente fique muito saliente. Sulcos microscópicos são feitos na superfície do dente por meio de um ácido suave e então o composto de resina da mesma cor dos dentes vizinhos é aplicado e esculpido na forma, endurecido com uma luz polimerizadora e finalmente alisado e polido.
COROA DE FACETA
A coroa de faceta é feita na mesma cor e formato do dente do paciente e é geralmente mais forte, enquanto a resina é mais barata. Para se colocar uma faceta de porcelana nesse tipo de procedimento, o dentista faz um molde do dente e envia ao laboratório de prótese para fabricar a faceta, geralmente após já ter desgastado a parte frontal do dente.
Em qualquer um desses métodos, o dente precisa ser preparado previamente para ser revestido, pois sua superfície frontal precisa estar levemente áspera para que então a faceta possa ser colada através de um cimento apropriado. Embora mais caro, o revestimento de porcelana oferece uma cor mais próxima a dos dentes vizinhos e dura em geral de quinze a vinte anos.