O dia a dia sempre nos apronta algumas das suas. Vivemos tão focados no trabalho, nos cuidados com a família e nos afazeres em casa que, muitas vezes, deixamos um pouco de lado a higienização bucal. A desculpa pode ser a falta de tempo, as refeições feitas em restaurantes ou o breve esquecimento da escova e creme dental sobre a mesa na sala de estar. Bem, não queremos puxar a orelha de ninguém, mas seria bom começar a dar mais importância para esses detalhes e manter o capricho.
Que tal algumas dicas sobre o tema?
- Sempre pense no tempo de escovação. Uns dois minutos devem ser suficientes, não menos que isso.
- Não é preciso forçar a escova, mas parte da gengiva também deve ser escovada, bem como os dentes dos fundos. Pense em usar uma escova com cerdas macias.
- Passe a escova por todas as partes dos dentes: externa, interna e de mastigação.
- Uma escovação que passa despercebida, quase sempre, é a da língua. Ela precisa sim ser escovada com cuidado para evitar aglomeração de bactérias, que, além de algumas doenças, pode causar o mau hálito.
- Se você é daqueles que gosta de economizar na escova, saiba que em 30 dias as cerdas já estão danificadas de uma forma microscópica e há bactérias acumuladas. Mesmo que aparente limpeza, na verdade ela está com germes.
- E agora a dúvida principal: quando passar o fio dental, antes ou depois da escovação? A resposta imediata que vem em mente é “ANTES”. Errado: escove os dentes com o creme, passe o fio dental, volte a passar a escova sem o creme e enxague.
- É bom saber que, além da escova, existem outros produtos para higienização da língua. Inclusive, há escovas que têm relevâncias na parte de traz do apoio das cerdas.
Agora que a saúde bucal está em dia, é só visitar o dentista periodicamente para manter sempre o sorriso bonito e estético. Lembre-se disso.