A perfeição nem sempre está no milímetro das formas. Um sorriso charmoso nem sempre é aquele ausente de falhas, mas o bem tratado, saudável e revisado constantemente pelo dentista. Hoje em dia, ter um sorriso perfeito não é mais coisa de cinema ou de atores de televisão. A tecnologia está acessível para todos, basta querer investir em si mesmo que as coisas acontecem.
Dentre as mais interessantes técnicas para ajustar as falhas nos dentes estão as facetas de porcelana ou de resina. A aplicação é rápida e é feita na parde de fora do dente, na maioria das vezes em uma única sessão. “Na primeira visista realizamos a preparação para que o paciente receba as facetas, moldando e aplicando material provisório. Na outra visita, quando necessária, cimentamos as facetas e finalizamos o procedimento”, explica o dentista Flávio Ferraz.
Indicação
Facetas de porcelana e de resina são indicadas para sanar alterações estéticas que causem alterações no sorriso como: dentes curtos, mudança de cor, deslocamento ou espaço entre eles.
Dor
A notícia é mesmo boa. Caso não seja necessária nenhuma interferência do dentista como desgatar o dente ou trocar restaurações antigas, o procedimento pode ser feito sem anestésico. Isso significa que, dificilmente, os vasos dos dentes onde poderia ocorrer algum tipo de dor ou sensibilidade são tocados pelas brocas.
Atenção especial com as facetas
Alguns cuidados são necessários para manter a qualidade do procedimento em que são colocadas facetas de resina, como a ingestão com parcimônia de alimentos escuros, pigmentados ou ácidos, que podem acelerar o processo de desgaste desse tipo de material. “Não é nada que vá ipedir o paciente de se alimentar como desejar. Em casos simples, caso surja alguma mancha, um polimento já garante a limpeza. Apenas em casos mais graves há necessidade de substituição de facetas de resina”, alerta Flávio.
No caso das facetas de porcelana, elas são extremamente resistentes e nunca alteram de cor, mancham ou sofrem desgaste.
Visite o dentista regularmente!