A boca é a parte do corpo por onde nos alimentamos. Todo o nosso sistema digestivo começa a funcionar a partir da salivação e trituração dos alimentos. Não bastasse essa importância, é pela boca que emitimos os sons da nossa comunicacão, ou seja, é por ela que mantemos os nossos relacionamentos interpessoais. É por isso que devemos cuidar da saúde bucal. A boca pertence ao nosso conjunto facial e, portanto, somos capazes de demonstrar emoções e refletir o que somos através de um sorriso.
Os cuidados que precisamos ter com a boca são inúmeros, mas os dentes representam a maior das preocupações, envolvendo a estética e a saúde deles. As pessoas costumam exigir de si mesmas que os dentes sejam bonitos, brancos, fortes, saudáveis e, muitas vezes, não medem esforços para que correções sejam feitas. É bom saber que, antes de qualquer tratamento, é preciso uma avaliação criteriosa do dentista a respeito da função primária da arcada dentária: a mastigação. Nenhum tratamento deve começar antes disso.
Recomenda-se que o paciente ou futuro paciente de tratamentos odontológicos estéticos tenha um bom diálogo com o seu dentista a respeito das possíveis opções de intervenção. Sabemos que as possibilidades de correção são inúmeras e só um profissional preparado é capaz de avaliar o que se aplica em cada caso. É sempre bom lembrar que ninguém é igual a ninguém e, por isso, cada caso tem a sua particularidade. “Podemos pensar naquela velha história do paciente que vivia incomodado por conta de um dente torto. Para ele parecia o dente mais torto do mundo, mas não era o caso. Ao avaliar a arcada dentária apareceram disfunções bem piores e com muito mais urgência no tratamento. É muito comum acontecerem casos assim”, diz o dentista Flávio Ferraz. “É claro que o dente torto foi tratado e o sorriso ficou bonito, mas o que destacamos com a história é que, às vezes, nos preocupamos tanto com algo que esquecemos de analisar todo o resto”, conclui o dentista.
Portanto, ao sentir qualquer necessidade estética ou de saúde bucal procure imediatamente o seu dentista. Só ele poderá dar as respostas para o seu caso.